Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Que letra uso para alfabetizar?

sábado, janeiro 27, 2007

Você pode estar se perguntando o que tudo isso postado aqui tem a ver com alfabetização. Lhe informo que TUDO. A criança precisa de ter noção do próprio corpo, do mundo que a cerca para entender a folha do caderno, a letra que ela irá traçar. Falando em letra, ponderemos o uso de qual tipo é adequado à alfabetização.
A letra bastão ou de fôrma maiúscula, cujas formas são mais simples, oferecem maior facilidade no traçado de crianças menores que ainda não desenvolveram a coordenação motora fina para a escrita. É mais indicada para letrar os alunos porque aparece em embalagens, livros, teclas do computador, jornais, revistas, ônibus, placas de rua, cartazes e em muitos outros lugares. É parte da vida cotidiana da criança e é reconhecida facilmente. A escrita é mais lenta do que a cursiva pelo movimento de se tirar o lápis do papel repetidas vezes. A criança pode ter dificuldades em passar para a cursiva depois.
A letra cursiva tem o traçado mais difícil e aparece só em bilhetes, cartas, nos cadernos dos colegas ou no quadro usada pela professora. Ajuda a criança a distinguir palavras reconhecendo-as separadas. É mais rápida pois o traço é contínuo. Quem a aprende tem mais facilidade para traçar a letra bastão, porém pode atrasar o ensino da escrita e da leitura, por exigir mais das crianças.
Como podem observar os dois tipos de letra trazem benefícios e dificuldades. Há professores que usam uma ou outra e os que usam as duas juntas. Particularmente em uma turma de sete anos opto por usar as duas, a bastão para ler e a cursiva para escrever, mas na turma de seis anos sou favorável ao uso da letra bastão. Aconselho no segundo semestre, quando os alunos já estejam quase ou totalmente alfabetizados usar o caderno de caligrafia e transpor a escrita da letra bastão para a cursiva. Durante o primeiro semestre a letra cursiva pode ser dada de diversas formas, mas não precisa ser cobrada. A criança poderá associar e entender melhor a utilidade da escrita com a letra bastão, já que essa aparece em diversos lugares e têm funcionabilidade maior e mais comum para sua vida. Importante ressaltar que é normal a confusão entre os dois tipos de traçado quando a criança se acostuma com uma ou outra forma de escrever. A paciência e o incentivo são instrumentos poderosos o tempo todo, pois é normal da idade o não querer errar e a insegurança é uma constante. Costumo colocar cartazes com todos os tipos de letra associados a desenhos, com palavras geradoras e sílabas provenientes dessas palavras, acima do quadro. Não é necessário esconder a letra dos alunos. Pelo contrário. Não trabalhar com a cursiva no início não significa negar a sua existência. Normalmente em atividades que envolvam o traçado dessas letras as crianças fazem associações sozinhas... "Tia, essa é a a letra A do avião!" Deixo a criança à vontade, digo que está certa, mas só me aprofundo no assunto se minha meta for o começo da mudança do uso de letra, posso questionar quem tem a letra no nome, pedir que tragam rótulos de casa onde a letra aparece, dentre outras atividades. Caso contrário não incentivo a continuação da conversa. Contudo a melhor opção é conhecer a turma antes, verificar o nível de desenvolvimento que as crianças já possuem e quais as habilidades que elas já desenvolveram. Lembre-se sempre de que NÃO EXISTE REGRA. Tudo depende da turma com a qual você está trabalhando. Considerar seus alunos é caminho certo em direção ao sucesso. Se você precisar de sugestões de atividades para um ou outro tipo de letra, ou mesmo para a transposição de uma para outra pode me pedir por e-mail que lhe envio com prazer.

9 comentários:

zedir disse...

OI Erika, estou tendo dificuldade com meus alunos este ano com o uso da letra cursiva, será que vc poderia me ajudar? Pensei em fazer uso dos fantoches para incentivar as crianças, o que vc acha?

Unknown disse...

Olá Erika,estou com dificuldade em ensinar letra cursiva à uma aluna ela é especial(dal)e só consegue fazer letra de forma(bastão), estou com dificuldade para encontrar atividades(alfabeto) com essa forma.Até as coleções apresenta letras cursivas. Obrigada!
Denise.

Vanilde Ivanicska disse...

Dou aula para alunos do 3º ano,eles estão com dificuldade na letra cursiva,como posso ajudá-los? Obrigada pela atenção.

Unknown disse...

Olá Érica , gostaria muito de sua ajuda para ajudar meu filho a se alfabetizar ! O que devo trabalhar com ele em casa já que as aulas ainda não começaram ? Estou muito preocupada e nervosa . Tenho medo dele não conseguir . Obrigada . Débora

Unknown disse...

Érica gostaria de dicas para ajudar meu filho a se alfabetizar !Estou muito preocupada , pois , vejo a alfabetização como um mostro !! E quero ajudá-lo antes das aulas . Obrigada Débora .

Carol disse...

´vc e tnta eu tenho um tt de hst e e om letra basto e vc nao mostra (11:00 fazendo esses tt).

Viviane Pallot disse...

Queria atividades para passar da letra bastão para a cursiva. email pallotcardoso@hotmail.com

Viviane Pallot disse...

Queria atividades para passar da letra bastão para a cursiva. email pallotcardoso@hotmail.com

Anônimo disse...

messiasufmt@yahoo.com.br.
Ministro aulas para o 6º ano, e encontrei um aluno que não lê nem escreve! Tomei para mim o compromisso (maior)de tentar alfabetizá-lo. Gostaria que me ajudasse nessa tarefa. Ficarei muito grato.

Messias.