Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Aprendendo a ler e a escrever

sábado, março 01, 2014

Continuando o post passado, no qual vimos que a alfabetização começou com leitura e cópias de textos, os alunos começavam com palavras e depois estudavam textos famosos, que eram estudados até a exaustão. Apenas depois começavam a produzir seus próprios textos. Ler e copiar era a chave em uma época em que no futuro os estudantes trabalhariam escrevendo para a sociedade e a cultura vigente.
Para ler não era necessário ir para a escola, a não ser que você quisesse ser um escriba.
 Liam para lidar com o comércio, a religião e a cultura de sua época. Alfabetizar era então transmitir conhecimentos, quem sabia contava para quem não sabia como fazer. Decifrar a escrita era o que se tinha que fazer, não precisava copiar, só ler. Aprendendo a ler a escrita acontece como consequência.
Agora, Cagliari nos conta como foi o desenvolvimento da escrita semítica, que tinha o propósito de facilitar a escrita e o alfabetização. Vejam como é interessante que alguns de nossos alunos reproduzam essa forma de aprendizado.
Os semitas escolheram um grupo de palavras cujo primeiro som fosse diferente dos demais, as palavras dessa língua não começavam com vogais, portanto na lista havia só consoantes, essa escolha foi uma sábia decisão para a época reduzindo o número de sílabas de 60 para 21, tendo em vista o objetivo proposto.